Translate

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Desafio AUDAX Rio de Janeiro com Bruno Castro, Diabético Tipo 1

Bruno Castro, Ciclista que vive no Rio de Janeiro é Diabético Tipo 1, diagnosticado aos 21 anos, atualmente tem 28, vive com diabetes há 7 anos e é uma prova viva da minha frase 'Diabetes não é o que me impede, é o que me move'.
O AUDAX é uma prova francesa, muito dura e longa, não é uma competição mais sim um desafio é uma batalha contra você mesmo, existem provas do AUDAX de 100/200/300/400/500/700/900/1000 kms; e nosso amigo Bruno encarou o AUDAX RIO 200 km para provar para nós e para ele mesmo que ter diabetes não o impede de ser um bom ciclista. Além disso Bruno está muito feliz poís foi aprovado com nota 10 pela banca de conclusão de curso de Pós-Graduação em Gestão Publica Municipal pela UFF.

Bruno disse: "- Graças a Deus, a minha namorada Thalita e aos amigos, em especial ao Túlio que me dá muita força, consegui completar o desafio do Audax 200 km. A 2 anos estou mirando a prova! Confesso que 3º lugar foi surpresa, mais enfim, meu tempo superou todas as minha expectativas! Nem as hipoglicemias e as dores na cervical durante a prova foram suficientes para me derrubar. Uma prova muito dura, e o final foi na raça. Muito feliz por tudo isso. Mais uma vitória!"

 Quanto as glicemias capilares: Devido a ansiedade e uma noite mal dormida, Bruno iniciou com hiperglicemia as 07:30 (321 mg/dl). As 10:51 estava em (125 mg/dl). Parou no PC 100 e comeu uma macarronada que a organização da prova ofereceu. A partir daí começaram a cair as taxas. As 12:23 (77 mg/dl), As 14:23 (73 mg/dl), As 15:49 (58 mg/dl). Lembrando que os valores foram obtidos após Bruno perder rendimento no pedal, então ingeriu maltodextrina e mediu depois, portanto muito provavelmente os valores estavam muito baixos após os 100 km! A bomba de insulina permaneceu desligada, liguou somente no inicio para compensar a glicemia durante os primeiros 25 km. 

"- Agora é conversar com a endocrinologista para ajustar os detalhes. Espero ter podido contribuir para motivar outras pessoas que possuem o diabetes! Grande Abraço!"





Exame de A1C 'Hemoglobina Glicada', Endocrinologista e Nutricionista

Há alguns dias realizei o exame de hemoglobina glicada também conhecido como A1C, fiquei satisfeito com meu resultado que foi 7,7 pois da ultima vez a taxa estava 11,3 depois 9,4 e agora abaixou mais um pouco, o ideal é ter uma taxa entre 6,0 e no máximo 7,0; junto comigo tenho minha médica endocrinologista DRª Ivana que me acompanha a 15 anos ela que controla quais insulinas usar os horários e as dosagens além disso agora a marca de insulina HUMALOG me concedeu uma nutricionista que se chama DRª Marina, ela me passou uma correção alimentar para que eu consiga abaixar a minha hemoglobina e para que eu tenha uma alimentação saudável, além disso ela também me ensinou a fazer contagem de carboidrato uma ferramenta fundamental para corrigir as taxas de glicose e manter uma taxa estável.

Obrigado as duas médicas que acompanham e fazem parte da mudança do diabetes na minha vida!



sábado, 21 de junho de 2014

Circuito de MTB XCO 21/06

Hoje não estava me sentido muito bem, mas mesmo assim fui para o Circuito de MTB XCO, dei 2 voltas com meu amigo Josimar, quando dai de casa a taxa de glicose estava 250 mg/dl usei 40 gramas de carboidrato e ao chegar em casa e repetir o teste a taxa estava 120 mg/dl, durante o treino me senti muito mal os batimentos tiveram uma média de 185 bpm e uma máxima de 193 bpm.

O importante é não desistir...





quinta-feira, 19 de junho de 2014

Circuito de MTB XCO + XCM DAS FAZENDAS 19/06

Hoje fui mais uma vez para o circuito para apresentar para um primo meu que se chama Leandro e é da Equipe Caipiras do Pedal e que ainda não teve nenhuma experiência com XCO, ao sair de casa a taxa estava 222 mg/dl demos uma volta no Circuito de MTB XCO e depois fizemos um XCM de 38 KM até a fazenda, totalizando o treino com 44 KM, o ritmo foi bacana durante o treino usei 35 gramas de carboidrato e os batimentos foram com uma média de 151 bpm e máxima de 182 bpm e ao chegar em casa e fazer o teste de glicose a taxa estava 125 mg/dl.






quarta-feira, 18 de junho de 2014

Giro Circuito de MTB XCO + Novato 18/06

No treino de hoje eu fui para o Circuito de MTB XCO, fiz o teste a taxa estava 225 mg/dl e como o circuito é muito intenso não usei nenhum tipo de insulina antes pois fui para o Circuito de manhã e voltaria rápido, então quando chegasse em casa aplicaria a insulina Lantus e Humalog e depois iria para o trabalho, hoje fui com um amigo que se chama Eduardo era a primeira vez dele no circuito então andamos com bastante cautela e fui ensinando para ele o percurso completo do circuito, durante o treino usei 20 gramas de carboidrato demos 2 voltas no Circuito onde meus batimentos médios foram 170 bpm e o máximo 189 bpm, ao chegar em casa e repetir o teste a taxa estava 135 mg/dl então tomei café da manhã e 40 unidades de insulina Lantus e 1 unidade de insulina Humalog.



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Giro de Descanso MTB XCM 16/06

Hoje era um dia de folga nos treinos, então sai para girar de leve em um XCM de 30 km, mais me surpreende com o resultado, neste trajeto andando forte o meu tempo era de 56 minutos e hoje eu fiz girando bem leve sem fazer força só que o meu giro estava incrível, foi tão bom que consegui fazer com 51 minutos, ao sair de casa minha taxa estava 154 mg/dl e usei 30 gramas de carboidrato com batimentos médios de 165 bpm e máxima de 172 bpm, ao concluir o treino e chegar em casa a taxa de glicose estava 99 mg/dl

Não se esqueça, Diabetes não é o que te impede, é o que te move!



domingo, 15 de junho de 2014

Giro Circuito de MTB XCO 15/06

Hoje já estava me sentido muito bem, e nada melhor do que treinar no Circuito de MTB XCO um lugar ótimo para amplificar força e técnica junto comigo foi meu amigo Carlos Magno e nós fizemos 3 voltas com um tempo muito bom, ao sair de casa minha taxa estava 175 mg/dl durante o treino usei 40 gramas de carboidrato e ao chegar em casa e repetir o exame a taxa estava 78 mg/dl, os batimentos ficaram baixos o que é muito bom e fundamental para mim, a média foi de 175 bpm e a máxima 189 bpm. Obrigado a todas as pessoas que sempre torcem pela minha melhora.

Bons treinos, acredite! Você é a única pessoa capaz de ultrapassar todos os seus limites...



sábado, 14 de junho de 2014

Circuito de MTB XCO + Controle de Diabetes 14/06

Hoje não estava me sentido muito bem, mais decidi ir treinar no Circuito de MTB XCO, a taxa antes do treino estava 303 mg/dl eu fui para o circuito e fiz 3 voltas em um ritmo médio, não usei nenhum tipo de suplemento, ao chegar em casa e repetir o teste a taxa estava 117 mg/dl e os batimentos ficaram na média de 185 bpm e a máxima de 190 bpm.

Abraços e Bons Treinos! Não se esquecendo de controlar o diabetes.





sábado, 7 de junho de 2014

Treino MTB XCM 07/06

Hoje saímos para fazer um Treino de MTB XCM de 44 km, junto comigo estava Carlos Magno, fizemos o treino num ritmo muito bom, quando sai minha taxa de glicose estava 184 mg/dl e ao chegar estava 75 mg/dl durante o treino usei 40 gramas de carboidrato e a média de batimentos foi de 168 bpm e a máxima 182 bpm, eu usei insulina Lantus e Humalog normal antes do treino.

Abraços e bons treinos!



domingo, 1 de junho de 2014

Campeonato Goiano de MTB XCO 01/06

Hoje participei em Goiânia do Campeonato Goiano de MTB XCO, uma prova muito dura e um circuito bastante técnico no qual eu nunca tinha andando antes, eu tentei fazer um bom controle de diabetes mais não consegui acordei com uma hipoglicemia a taxa estava 55mg/dl depois na hora da largada estava 259 mg/dl e depois da corrida 548 mg/dl me senti muito mal por essa taxa e não sei o que fiz para chegar a algo tão alto assim, durante a corrida usei 20 gramas de carboidrato e controlei os batimentos onde a média foi de 189 bpm e a máxima de 196 bpm, agradeço a todas as pessoas que torceram por mim e meus familiares e amigos que sempre me mandam energia positiva, agradeço a Deus por sempre estar me protegendo e aos colegas de faculdade que sempre esperam um bom resultado de mim, infelizmente não fiz o resultado que esperava de mim mesmo porque larguei muito mal e durante a corrida não me sentia bem, mais não desisti e superei todos os meus limites e é isso que importar, finalizei a corrida em 6º lugar.

Obrigado a todos!