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segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Novo Shimano Dura-Ace terá 12 velocidades, eletrônico e sem fio, sugerem patentes

 Os freios de aro foram cortados, e o potencial para baterias de auto-carregamento também incluídos no grupo esperado para o lançamento na próxima primavera...

Os rumores da próxima edição do Shimano Dura-Ace têm crescido constantemente ao longo de 2020, a quarta temporada no ciclo de vida do Dura-Ace 9100. No entanto, apesar desses rumores, Shimano tem permanecido totalmente de boca fechada sobre o novo grupo, que deverá seguir a estrutura de nomeação de seus antepassados e ser chamado de R9200, ou talvez R9250, tal é o nome dado ao grupo Di2.

Cada Grand Tour desde o reinício da temporada reduzida provocou sugestões e rumores de que os profissionais estarão testando o novo grupo, mas o mais próximo que chegamos foi um novo e sem marca, montado pelo Groupama FDJ patrocinado pela Shimano e pela Team Sunweb.

Hoje, esses rumores são provavelmente confirmados, com evidências descobertas para sugerir que o novo grupo Dura-Ace será de 12 velocidades e sem fio.

Patentes descobertas por Alan Cote, escrevendo para CyclingTips, mostram uma série de características que evidenciam as alegações, como a inclusão de baterias de células e transmissores sem fio em shifters, receptores sem fio nos câmbios e uma configuração de de 12 velocidades.

Shifters sem fio

A patente descoberta relacionada aos shifters mostram uma série de coisas que evidenciam as alegações, no entanto, múltiplas variações estão incluídas, de modo que o formulário final não está confirmado no momento. Ambos os diagramas acima sugerem a inclusão de uma bateria de célula, localizada dentro da alavanca de freio, ou dentro do corpo principal.

Há também a menção de uma unidade geradora de energia, o que essencialmente significa que as baterias acopladas poderiam potencialmente auto-carregar, negando a exigência de baterias externas. A patente sugere que essa tecnologia usaria o movimento dos pedivelas para gerar energia graças à inclusão de um componente elétrico.

As patentes também incluem menções de cabos e variantes hidráulicas, que dada a não existência de freios a disco acionados a cabo no nível dura-ace, sugere que os freios de aro permanecerão parte da linha Shimano Dura-Ace.

Câmbios sem fio

A patente relativa tanto aos câmbios dianteiros quanto traseiros mostram a inclusão de um receptor sem fio ligado a ambos, bem como baterias a bordo para cada um, semelhante à forma como o grupo eTap da SRAM é construído. No entanto, como tem sido amplamente divulgado, variações alternativas também patenteiam a inclusão de uma bateria completamente separada que conectaria os shifters dianteiro e traseiro.

 

12 velocidades

A patente relativa à reivindicação de 12 velocidades inclui uma imagem de uma catraca que foram contadas para você, e há 12 velocidades no total. Quanto ao tamanho, a Shimano parece estar seguindo a liderança definida pela SRAM na utilização de uma catraca menor de 10 dentes, com a maior em 48 dentes.

Dos três grandes fabricantes de grupos (Shimano, SRAM e Campagnolo), a Shimano é a única empresa que ainda não fez a mudança para algo maior que 11 velocidades para seus grupos na estrada. Existe 12 velocidades no contingente off-road da marca, por isso parece uma aposta muito provável que o novo Dura-Ace ganhe outra engrenagem.

O lançamento mais recente de Campagnolo, o grupo de cascalho Ekar, virou as coisas para 13 velocidades, mas na estrada, o Super Record EPS da marca italiana ainda é um caso com fio de 12 velocidades. A SRAM é a mais avançada nas estacas tecnológicas, já em sua segunda iteração da tecnologia de mudança sem fio.

A Shimano comemora seu 100º aniversário em 23 de março de 2021, para o qual já existe uma página de contagem regressiva no site da Shimano. É amplamente esperado que, como parte das celebrações, a última iteração Dura-Ace seja revelada ao público.



 

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